Vamos criar um pendrive bootável utilizando o comando dd através do terminal. Antes é preciso entender a sintaxe do comando dd:
#dd if=
-
if (input file): o arquivo que você deseja copiar, neste caso será a imagem iso
-
of (output file): dispositivo no qual a imagem será copiada. No nosso exemplo será a unidade flash USB
-
bs: Indica o tamanho do bloco que será lido/escrito por vez. Por padrão, o dd trabalha com blocos de 512 bytes. Você pode aumentar este valor tornando o processo mais rápido
1) O primeiro passo é identificar o dispositivo de saída, que no nosso exemplo será a unidade flash USB. Para isso utilize o comando fdisk -l conforme a tela abaixo:
Meu pendrive possui 8GB e como pode ser observado na figura, o mesmo foi reconhecido como /dev/sdc.
Uma outra maneira de identificar os dispositivos é através do comando lsblk:
É muito importante que você tenha identificado corretamente o dispositivo de saída, pois os dados do dispositivo informado serão apagados. Sendo assim, muito cuidado para não apagar dados do seu disco rígido. Lembre-se de utilizar um pendrive vazio, para evitar perda de dados.
2) Fazer a cópia da imagem iso para o pendrive:
A imagem iso que desejo copiar está na pasta Downloads, portanto devo ir até a pasta indicada e a partir disso realizar a cópia da imagem para o meu Pendrive. Para isso executo os seguintes comandos:
#cd /home/daniele/Downloads
#dd if=debian-9.3.0-amd64-netinst.iso of=/dev/sdc bs=4MB status=progress
Dica: Por padrão, o dd não exibe o status da cópia sendo realizada, mas você pode utilizar o parâmetro status=progress e acompanhar a evolução da cópia, conforme ilustra a figura acima.
Prontinho! Seu pendrive bootável já está pronto para ser utilizado.
Obs: Caso você queira limpar o pendrive futuramente, utilize o seguinte comando:
dd if=/dev/zero of=/dev/sdc bs=4M status=progress